Rio de Janeiro, 24 de fevereiro de 2017 - 10:19
EMPRESA DE OBRAS PÚBLICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Diretor Presidente

Ícaro Moreno Júnior é presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro – EMOP desde 1º de janeiro de 2007, nomeado pelo Governador Sérgio Cabral.

Engenheiro Civil graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ – em 1980, integrante do quadro do Instituto dos Engenheiros do Estado do Rio de Janeiro, Ícaro Moreno Júnior tem um histórico profissional pontuado pelo comando de empresas públicas do município do Rio de Janeiro – RIOLUZ e RIOURBE -, e do Estado – SERLA e, atualmente, EMOP.

Em 2006, defendeu dissertação de Mestrado sobre Gestão de Recursos Hídricos de Empresa Pública na área de Planejamento Energético e Ambiental pelo COPPE/UFRJ.

É pós-graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UERJ, com extensão em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Recentemente foi Coordenador de Engenharia das obras do Estádio do Maracanã e também Coordenador das intervenções de emergência e recuperação na Região Serrana em 2011.

Na área acadêmica é Coordenador Técnico das Engenharias da Universidade Veiga de Almeida e Professor do Curso de Engenharia Civil na disciplina Tópicos Especiais em Gestão de Recursos Hídricos.

Também ministrou as disciplinas de “Planejamento e Gerenciamento de Obras” e “Avaliação e Viabilidade Econômica de Projetos” no Curso Politécnico de Construção Civil da Universidade Veiga de Almeida.

Sua carreira profissional teve início na extinta Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas – SERLA (atual Instituto Estadual do Ambiente – INEA), como estagiário na especialidade de Estruturas Hidráulicas, ligado a Diretoria de Projetos, de onde, após três anos, foi requisitado pela Secretaria Municipal de Obras para integrar o grupo de 17 engenheiros designados para a construção do Sambódromo.

Como presidente da RIOLUZ – de 1994 a 1996 -, foi responsável pela iluminação das praias e de 72 monumentos e pontos turísticos importantes do Rio de Janeiro, como as igrejas do Outeiro da Glória e de Nossa Senhora da Penha, Teatro Municipal, Sala Cecília Meireles e Morro Dois Irmãos.

Como Subprefeito da Leopoldina em 1997, seu maior desafio foi implantar os camelódromos da Penha.

Como presidente da RIOURBE levou a empresa a conquistar o certificado ISO 9002 da BVQI (Bureau Verity Quality International), de Planejamento e Gerenciamentos de Obras. Na época, a única empresa pública nacional a receber tal certificação. Foi também o criador do programa “Rio-Rua”, com intervenções pontuais nas ruas da cidade do Rio de Janeiro, além de ter participado dos projetos “Favela Bairro” e “Rio Cidade”, todos da Prefeitura carioca.

Durante 4 anos à frente da SERLA, sua gestão caracterizou-se por ter transformado a Fundação num órgão gestor de recursos hídricos do Estado do Rio de Janeiro, com respeitabilidade crescente, pela dinâmica que empreendeu junto ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos e Conselho Federal de Recursos Hídricos, como membro titular.

Preservação do meio ambiente, qualidade de vida e redução de custos nas obras são os principais objetivos que o engenheiro Ícaro Moreno busca atingir na EMOP.

Para o desafio de assumir a Presidência da EMOP, Ícaro Moreno Júnior trouxe na bagagem a experiência de gestor público bem sucedido, mas, como sempre gosta de frisar: “Só se pode avançar com a colaboração de toda a equipe e a partir do momento em que todos sonham juntos o crescimento da empresa; e fazem isso acontecer com trabalho, trabalho e mais trabalho”.

 

 

 

 

EMOP - Campo de São Cristovão, 138 - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20921-440
Desenvolvido por MICROCIS