Vídeos


  Principais Obras

MARACANÃZINHO – GINÁSIO GILBERTO CARDOSO

O ginásio Gilberto Cardoso necessitava de adequações determinadas pelas Normas Internacionais dos diferentes tipos de atividades esportivas para os Jogos Pan-Americanos, além de melhorias nos aspectos relacionados ao conforto ambiental. Dessa forma, sofreu uma série de adequações, como:

Acessos:
Serão construídas duas rampas helicoidais com acesso aos dois níveis da arquibancada, melhorando a acessibilidade dos espectadores.

Platéia:
Adequação da curva de visibilidade para viabilizar a colocação de assentos individuais, com um novo layout, com corrimãos de proteção e orientação do público.

Quadra:
Elevação da quadra em 60 cm ao nível original e novo sistema de drenagem.

Prolongamento da arquibancada do 1º Pavimento, possibilitando a formação da platéia em arena, com arranjos específicos para várias modalidades esportivas.

Complementação da arquibancada do 4º Pavimento (área de 160m2), totalizando 150 lugares, a ser destinada aos Portadores de Necessidades Especiais (PNE).

Ampliação da quadra de 420m2 para 800m2 para atender, inclusive, aos jogos de handball.

O ginásio contará com 2 elevadores com capacidade para 8 passageiros.

Instalações:

Instalação da nova cúpula, que será de estrutura metálica e permitirá iluminação e ventilação naturais, dentro do conceito de greenbuilding (construção sustentável).

 

Sistema de climatização, iluminação zenital, sonorização, CFTV e de segurança.

Execução de nova rede de incêndio.

Introdução de um placar eletrônico principal central, com quatro faces e alta resolução, possibilitando ampla visibilidade à platéia.

Tais adequações diminuirão a capacidade do ginásio de 13.163 para 12.300 espectadores, porém aumentarão o campo de visão e proporcionarão maior conforto ao público.