Pesquisar    
NOTÍCIAS
OUTUBRO ROSA: TODAS PELA PREVENÇÃO
01 / 10 / 2020 .

Esse é o lema da Campanha Outubro Rosa do Governo do Estado do Rio de Janeiro que, em 2020, marca a ênfase no poder da prevenção para combater o câncer de mama e o câncer de colo de útero. A EMOP se junta à mobilização capitaneada pelo Governo do Estado nessa Campanha que a cada ano motiva mais mulheres, e a sociedade em geral, para a importância da prevenção que salva vidas. 

 “Previna-se; cuide-se ; procure atendimento na rede de saúde” é a mensagem que sintetiza toda a campanha que está sendo veiculada . O diagnóstico precoce do câncer de mama, aliado ao início ágil do tratamento, pode aumentar as chances de cura em 95%. Portanto, a adoção de hábitos saudáveis e a importância do acompanhamento médico são fundamentais para todas as mulheres.

Movimento mundial

O Outubro Rosa é um movimento mundial, iniciado na década de 1990, que chegou ao Brasil em 2008 com o objetivo de alertar para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o que mais afeta as mulheres. 

No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais.