Pesquisar    
NOTÍCIAS
NOVEMBRO AZUL : PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE
04 / 11 / 2020 .

Depois do Outubro Rosa, a EMOP está na campanha Novembro Azul do Governo do Estado do Rio de Janeiro. A mobilização alerta para a importância do diagnóstico precoce de câncer de próstata e demais doenças que acometem os homens.

O exame preventivo é a melhor maneira de se proteger, principalmente quando existe histórico familiar, aumentando as chances de cura. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum da doença entre os homens no país — perdendo apenas para o de pele — e o sexto no planeta, representando 10% do total de casos.

O movimento Novembro Azul teve início na Austrália, em 2003, no Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17 de novembro). A campanha, desenvolvida anualmente, tem por objetivo ressaltar a importância da realização de consultas e de exames de rotina, estimulando os homens a manterem uma rotina que promova a saúde e o bem-estar.

Nesse sentido, o autocuidado e o exame preventivo tornam-se essenciais, mesmo na ausência de sintomas, assim como a adoção de hábitos saudáveis.