EMOP CELEBRA 46 ANOS DE FUNDAÇÃO, QUASE MEIO SÉCULO DE HISTÓRIA
10 / 06 / 2021 .
Biblioteca Parque Manguinhos

Artigo do diretor-presidente da EMOP em exercício, Milton Rattes

A Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP) celebra nesta quinta-feira (10/06/2021) 46 anos, quase meio século de história. Ao longo de praticamente cinco décadas, a empresa tornou-se uma referência na área da construção civil do país, notadamente na edificação de prédios públicos.

Motivo de orgulho para os funcionários e para o Estado do Rio de Janeiro, a EMOP desde a criação cumpre a sua missão maior que é o atendimento de qualidade à população fluminense.

Da maternidade à universidade, sob a marca da EMOP foram projetados e construídos centenas de prédios públicos que beneficiaram gerações e são referências nas áreas da Educação, Saúde, Segurança Pública, Esporte, Cultura e Infraestrutura.

Entre as primeiras obras, o desafio de construir 147 escolas em áreas rurais de difícil acesso. A construção do Hospital Azevedo Lima, em Niterói, há 43 anos, na época o mais moderno. A conclusão dos 12 andares do prédio onde funcionava a então Secretaria de Segurança Pública, no Centro.

São também exemplos do padrão EMOP de qualidade a emblemática Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), um projeto de Oscar Niemeyer construído em Campos dos Goytacazes; e a conclusão das obras e reforma de vários CIEPS em todo o Estado, nas décadas de 1980 e 1990.

Mais recentes, a construção das Bibliotecas-Parques no Centro, na Rocinha, em Manguinhos e em Niterói; o Rio Imagem, o mais moderno centro de diagnóstico público por imagem, no Centro; o Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, de atendimento especializado às gestantes e bebês; O Centro Integrado de Comando e Controle, na Cidade Nova; a Cidade da Polícia, em Manguinhos.

São também exemplares as restaurações em prédios históricos, como a da Sala Cecília Meireles, na Lapa, uma das mais conceituadas pela acústica no país; a reforma do Liceu Nilo Peçanha, em Niterói, e do Liceu de Humanidades, em Campos dos Goytacazes.

Atualmente, na gestão do governador Cláudio Castro, a EMOP realiza obras estimadas em R$ 15,7 milhões de melhorias em oito conjuntos da CEHAB, beneficiando cerca de 5,6 mil famílias de baixa renda. Neste mês de junho, a empresa inicia a licitação das reformas que serão executadas na cobertura da Cidade da Polícia; na 58ª DP, em Nova Iguaçu; na residência do Comando Geral da Polícia Militar, no Flamengo; e no Posto Regional de Polícia Técnica Científica (PRPTC) / IML de Araruama e Cabo Frio. Em fase final, realiza o registro de preços para contratação do serviço de sondagem e topografia.

Neste momento, em que o mundo enfrenta a pandemia do coronavírus, a EMOP, com a experiência e o legado construído ao longo destes 46 anos, na celebração da data da sua fundação quer acima de tudo se solidarizar e colocar-se à disposição da população e, desta forma, contribuir cada vez mais com o desenvolvimento e a qualidade de vida do nosso estado.

Milton Rattes de Aguiar,

Diretor-presidente da EMOP em exercício