Pesquisar    
NOTÍCIAS
EMOP-RJ LICITARÁ OBRA DE REFORMA DA FÁBRICA DO CONHECIMENTO NO POLO PARACAMBI
08 / 10 / 2021 .

A Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP-RJ) executará a reforma parcial, com modificações e acréscimo, no Polo Regional de Paracambi, prédio histórico também conhecido como Fábrica do Conhecimento. O edital de licitação para execução da obra será publicado no próximo dia 15/10. O local abriga atualmente um centro de ensino a distância e semi-presencial com mais de 2,5 mil alunos.  Construído em 1870, onde funcionava a antiga fábrica de tecidos Companhia Brasil Industrial, é símbolo  histórico e cultural da cidade, marco da industrialização no país e do desenvolvimento econômico da região. Atualmente, uma parte do imóvel abriga o Polo Cederj Paracambi, administrado pelo Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj ), do Governo do Estado.

O governador em exercício e presidente da Alerj, André Ceciliano, comemorou a reforma da Fábrica do Conhecimento. “É muito bom saber que o estado vai implementar melhorias na Fábrica do Conhecimento, pela qual tenho um carinho especial. Quando fui prefeito de Paracambi, transformei a antiga Fábrica de Tecidos Brasil Industrial nesse importante polo educacional onde hoje estudam mais de 10 mil alunos, que têm acesso a cursos superiores, pós-graduação, pré-vestibular social, Escola de Música Villa Lobos e muitas outras atividades. A educação transforma e precisamos cada vez mais qualificar o ensino para as nossas crianças e jovens”, comentou o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT).

De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, o prédio da Fábrica do Conhecimento no Polo Paracambi é um símbolo da história da industrialização no Estado e no país.  " É um espaço precioso, guardado na memória afetiva e na história de gerações de famílias de trabalhadores e estudantes de toda aquela região, tanto no passado como no presente. Há vinte anos,  por meio da Fábrica do Conhecimento, o imóvel  torna-se cada vez mais numa referência para o crescimento pessoal e profissional da população, através da educação, do ensino e da cultura. É cartão postal de Paracambi, que enche de orgulho a Baixada e o Estado do Rio de Janeiro. A EMOP-RJ, empresa vinculada à Seinfra, terá no catálogo de obras um prédio que há 151 anos é um dos principais símbolos da história  do Estado", declarou o secretário Max Lemos.

Segundo o diretor-presidente da EMOP-RJ, André Braga, a reforma no espaço será criteriosa e respeitará  a história e arquitetura do lugar. “Queremos cada vez mais consolidar o Polo e a cidade de Paracambi como disseminadores de conhecimento e desenvolvimento para os moradores da região. Vamos aumentar o número de salas de aula e criar condições de acessibilidade ao edifício”, afirmou  Braga. Ele lembra ainda o importante papel da EMOP no contexto social do estado. “Somos uma Empresa Pública  especialista em engenharia social e nossa intenção é melhor atender à população do Estado do Rio de Janeiro.”

Sem interferir na arquitetura do imóvel, o projeto de reforma, na Fábrica do Conhecimento no Polo Regional de Paracambi, seguirá as normas de acessibilidade e preservação. Tombado pelo INEPAC, o edifício será beneficiado com a implantação de um elevador panorâmico e a construção de uma escada externa com acesso a todos os andares. 

 O imóvel tem 2.413,69 m² de área construída.  No primeiro andar o projeto prevê a criação de 8 laboratórios,  quatro salas de aula e uma de estudo,  além de uma biblioteca e de uma área que será destinada à parte administrativa. No segundo andar, serão instaladas 12 salas de aula e oito tutoriais, uma sala de informática e um auditório com capacidade para 156 lugares. 

Para a jornalista Isabela Cabral, 28 anos, natural de Paracambi, a Fábrica é o maior símbolo do município e desde que passou a abrigar várias instituições de ensino se tornou ainda mais importante para os moradores da cidade e redondezas. “Lá, no mesmo lugar onde minha avó trabalhou quando o espaço era uma fábrica têxtil, eu tive a oportunidade de fazer um ensino médio de qualidade em uma instituição pública, o IFRJ. Fico feliz em saber que esse prédio histórico está recebendo melhorias, ao mesmo tempo em que segue sendo preservado”, relatou a jornalista.

 Com edital lançado no próximo dia 15/10,  a previsão é de que a obra terá a duração de 270 dias.  O Termo de Cooperação Técnica para reforma do Polo foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, em 19 de agosto. 

A Fábrica do Conhecimento completou 20 anos em 2021. Atualmente, o Cederj tem cerca de 2.537 alunos ativos matriculados na unidade. Para boa parte da comunidade, a unidade do Cederj é a única forma de acesso ao ensino superior em universidades públicas. Além dos que residem no município, a unidade atende os moradores das cidades vizinhas de Japeri, Queimados, Seropédica, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes e Vassouras.