Rio de Janeiro, 27 de abril de 2017 - 01:14
EMPRESA DE OBRAS PÚBLICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Projeto Verde capacita moradores de conjunto habitacional em Manguinhos

A nova CCPL está sendo alvo do mais novo trabalho do PAC Social visando o desenvolvimento dos moradores de comunidades beneficiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento. A oportunidade de reaproveitar os “vazios urbanos” (espaços como paredes e escadarias gerados por contas das obras) do local gerou o “Projeto Coletivo Verde e Arte”. Através dele, os moradores foram inclusos num processo educativo e participativo visando a criação de painéis no muro que cerca o conjunto.

A ação se iniciou com a mobilização dos moradores da comunidade a fim de atraí-los a participar do projeto. A partir disso, os interessados foram inclusos em um processo de capacitação através de workshops e oficinas de aprendizagem visando as atividades a serem desempenhadas e, por fim, iniciaram-se os mutirões, com a ocupação artística dos muros em um processo de conexão com arte, sustentabilidade, educação e reflexão.

O trabalho no muro propõe um diálogo entre a arte e o verde articulados entre si, de modo a formar 5 ilhas temáticas distribuídas no muro que acompanha a linha férrea. Os temas são: Cores do Brasil, Lixo é um luxo, Raízes, Histórias da CCPL e Círculos de Sonhos.

O segundo painel, por exemplo, teve como tema “LIXO É UM LUXO” e nele foram utilizados materiais como: pneu de carro, aro de bicicleta, grade de ventilador, papelão, etc. Nesse sábado, 14/11, será finalizado o último dos 5 painéis, o círculo de sonhos.

O processo da intervenção artística e ambiental das 5 ilhas do muro foi iniciado em setembro, com a participação de até 20 pessoas em cada encontro. A programação também contou com uma visita ao Jardim Botânico. Além disso, haverá um evento cultural de celebração do final das atividades, também neste sábado, com a apresentação da peça de teatro “Do início ao fim do mundo”, seguido por um tour pelas ilhas (painéis).

EMOP - Campo de São Cristovão, 138 - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20921-440
Desenvolvido por MICROCIS