EMOP-RJ INICIA CONSTRUÇÃO DA NOVA SEDE DA DEFENSORIA DO ESTADO
08 / 02 / 2022 .

O prédio de três pavimentos será erguido na Zona Oeste do Rio

O diretor-presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP-RJ), André Braga, e o defensor-geral do Estado, Rodrigo Pacheco, assinaram nesta terça-feira (08/02) o memorando de início das obras do novo prédio que abrigará a Defensoria Pública, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. Aguardada há mais de dez anos, a nova sede oferecerá mais espaço, acessibilidade e conforto no atendimento ao cidadão. Além das salas administrativas, o equipamento contará com brinquedoteca e fraldário.  Serão investidos R$ 9.193.799,03 na construção e o prazo de duração da obra  é de 360 dias.

"A população de Santa Cruz merece ver essa obra concluída e bem feita. São muitos anos de espera por um equipamento mais moderno e confortável para atender quem mais precisa. É uma satisfação imensa para nós da Seinfra fazer parte de mais essa missão dada pelo governador Cláudio Castro", declarou o secretário de Infraestrutura e Obras, Max Lemos.

De acordo com o diretor-presidente da EMOP-RJ, André Braga, a construção da Defensoria é um marco no ressurgimento da empresa e em todo o processo administrativo, para alcançar a execução da obra. “Temos muito orgulho de estar participando deste novo momento da Defensoria Pública. É um compromisso da EMOP-RJ entregar esta obra, para acolher melhor os defensores e a população, neste importante bairro e região. Uma obra que vai, com certeza, propiciar mais dignidade e justiça”, afirmou.

Para o defensor- geral do Estado, Rodrigo Pacheco, o novo prédio representa a concretização do sonho de uma década. “Este imóvel foi desapropriado há quase dez anos. Foi um longo processo para fazer a licitação do projeto executivo".  O defensor-geral elogiou a rapidez do trabalho executado pela EMOP-RJ para a licitação e início das obras dos novos prédios da Defensoria em Santa Cruz e no município de Campos de Goytacazes.

Pacheco informou que fez questão de destacar a atuação da EMOP-RJ ao governador Cláudio Castro. "Eu agradeço muito a toda nova diretoria da EMOP-RJ. A gente dá início as obras aqui e em Campos, no Norte Fluminense, onde tem um volume enorme, uma das maiores demandas nossas no Estado. Aqui na Zona Oeste é muito simbólico. É um bairro muito pobre e esquecido. A gente vai entregar daqui a 12 meses um equipamento para a população”, ressaltou.

A nova Defensoria ficará na Rua Medeiros de Albuquerque 55, em Santa Cruz. Será erguida em terreno localizado em frente às atuais sedes. Contará com 1.667,93m² de área construída, em três pavimentos. Será composta por 12 gabinetes privativos, com banheiro exclusivo para todos os defensores e salas de apoio para as equipes técnicas; ampla recepção nos três pavimentos com balcão adaptado; banheiros para portadores de deficiências, rampa de acessibilidade; estacionamento para os usuários do prédio em subsolo com capacidade para 14 vagas; refeitório; depósito; vestiário; área de copa; brinquedoteca;  02 elevadores. Todos os ambientes serão refrigerados, contando com estrutura de rede, dados e voz.

O projeto conta ainda com preservação de área verde, instalação de canteiros, cisterna e área de coleta seletiva para atendimento ao critério de sustentabilidade, em cumprimento a Agenda A3P (Agenda Ambiental à qual a Defensoria Pública aderiu) que tem o objetivo-desafio de minimizar os impactos negativos sobre o meio ambiente.

Fotos de Thiago Loureiro (Ascom/Seinfra)