Pesquisar    
SERVIÇOS

Elaboração de projetos de arquitetura

Está a cargo do Departamento de Estudos e Projetos da Diretoria Planejamento e Projetos da EMOP-RJ. Cabe aos arquitetos e engenheiros da área desenhar e detalhar os projetos de obras solicitadas pelas Secretarias. Os setores de Instalações prediais e de Cálculo Estrutural desse Departamento também participam da preparação de projetos. As obras podem ser reformas, ampliações, restaurações e construções novas. A EMOP-RJ atua nos prédios públicos estaduais em todo o Estado do Rio de Janeiro. São mais de 5 mil prédios entre escolas, CIEPs, hospitais, presídios, delegacias, fóruns, bibliotecas, museus, teatros, palácios, etc.

Preparação de orçamentos

Fica a cargo da Divisão de Orçamento da Diretoria de Planejamento e Projetos da EMOP-RJ. Os engenheiros da área, com base nos projetos de arquitetura e nas obras e serviços a serem feitos, listam os preços e compõem uma planilha de custos. A obra sendo aprovada, a Secretaria solicitante libera recursos e a EMOP-RJ faz a licitação pública, aberta às firmas de engenharia inscritas no setor de Registro Geral dos Empreiteiros da EMOP-RJ.

Gerenciamento e fiscalização de obras

Esse serviço está sob responsabilidade dos engenheiros que trabalham na Diretoria de Obras da EMOP-RJ. As obras executadas pelas firmas de engenharia são acompanhadas por um engenheiro ou arquiteto fiscal da EMOP-RJ. Esse acompanhamento se dá em duas frentes: no local da obra, no sentido de preservar todos os itens do projeto, inclusive no que tange à qualidade dos materiais e serviços; e na sede da EMOP-RJ ( com o auxílio do Departamento de Informática), computando o percentual do trabalho realizado na obra, para proceder o pagamento às firmas, em etapas. Cabe ainda ao fiscal apresentar relatórios semanais sobre o andamento das obras, bem como acompanhamento fotográfico.

Vistoria de prédios e encostas

A Divisão de Geotecnia e o Setor de Cálculo Estrutural da Diretoria de Planejamento e Projetos da EMOP-RJ são responsáveis pela vistoria de prédios estaduais que apresentam em sua estrutura e de encostas risco de desabamento (em todo o Estado, com exceção do Município do Rio de Janeiro). As Secretarias e Prefeituras solicitam esses serviços diretamente à EMOP-RJ ou através do Corpo de Bombeiros (Defesa Civil).

Emissão de laudos de vistorias para a Defesa Civil

A EMOP-RJ executa os serviços em duas etapas: vistoria e laudos. Após executada a vistoria, os engenheiros preparam um relatório sobre os problemas encontrados no local e o remetem para o Corpo de Bombeiros - instuição que comanda a Defesa Civil do Estado. Esse laudo de vistoria, que é também uma avaliação de riscos, pode resultar em obras de contenção de encostas, de reforço estrutural de prédios e até de interdições.

Sistema Estadual de Manutenção Predial - SEMAPRE

É uma espécie de Pronto-Socorro de obras que a EMOP-RJ mantém para atender aos prédios estaduais, principalmente escolas e hospitais em suas emergências de consertos, como reparos em portas, janelas, instalações elétricas e hidrossanitárias, troca de pisos, revestimentos, peças quebradas, telhas, capina e pintura. As secretarias solicitam os serviços e muitas vezes fornecem o material, ficando a EMOP-RJ encarregada de entrar com a mão-de-obra. Esse serviço está ligado à Diretoria de Obras da EMOP-RJ e conta com uma equipe de 40 funcionários, entre operários, técnicos e engenheiros. O SEMAPRE atua em todo Estado.

Gerência de projetos urbanos (para as Prefeituras)

A EMOP-RJ está capacitada para atender as solicitações das prefeituras em seus projetos de desenvolvimento urbano, como escolas, implantação de parques com ciclovias, centros culturais e esportivos, creches, postos comunitários etc. Através de seus 08 (oito) Departamentos de Manutenção Itaperuna, Miracema, Campos, Macaé, Friburgo, Petrópolis, Volta Redonda e Nova Iguaçu e com as 02 (duas) DEORM`s (Rio de Janeiro e Niterói), a EMOP-RJ pode atuar em colaboração com as Prefeituras de suas respectivas áreas.

Edição mensal do Índice de Preços da Construção Civil

A EMOP-RJ edita, mensalmente, o Boletim de Custos com os preços e índices oficiais de custo das obras públicas no Estado. O trabalho é executado pela Divisão da Composição de Preços da Diretoria de Planejamento e Projetos da EMOP-RJ, que pesquisa mais de três mil itens ( materiais e serviços) por mês. O boletim é referência indispensável para levantamento de custos, execução de orçamentos, pagamento de faturas e reajustamento de preços. Utilizado por todas as firmas de construção civil que realizam obras para o Estado, além de clientes como Caixa Econômica Federal, que utiliza os índices como referência para a construção de casas.

Para garantir excelência em todos os serviços prestados, a EMOP-RJ conta com uma experiente e capacitada equipe de engenheiros e arquitetos.