CAPELA DO PRESÍDIO FEMININO TALAVERA BRUCE, NO RIO, É REINAUGURADA
13 / 01 / 2023 .

A obra foi executada pela EMOP-RJ

O governador Cláudio Castro participou, nesta quinta-feira (12/01), da missa de reinauguração da capela localizada dentro da Penitenciária Talavera Bruce, unidade prisional feminina que integra o Complexo de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste carioca. A reforma e a restauração da capela fazem parte do Programa de Manutenção Continuada e foi executada pela Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop-RJ).

- Estou muito feliz com esse momento e com o trabalho que a Emop fez aqui. Isso faz parte desse sonho sonhado para o Rio de Janeiro, um estado em que todos possam voltar a ter oportunidade, tanto aqueles que por qualquer motivo estejam privados de sua liberdade quanto os que estão sem emprego, sem perspectiva. Esse é o Rio de Janeiro que a gente quer e pelo qual estamos trabalhando duramente para transformar. O prisma da fé é importantíssimo para que a gente consiga fazer verdadeiras transformações – declarou o governador Cláudio Castro.

O templo religioso, inaugurado em outubro de 1942 e que recentemente completou 80 anos, foi renomeado agora como Capela Santa Dulce dos Pobres, em homenagem à santa brasileira, cujo trabalho social que desenvolveu ao longo da vida contemplou o amparo religioso e social a privados de liberdade. A sugestão pelo nome da capela contou com a participação da primeira-dama do Estado, Analine Castro, uma das grandes incentivadoras para que a obra acontecesse.

Para a secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel, a reinauguração da capela faz parte de um novo marco na Administração Penitenciária.

- A fé é um instrumento fundamental de transformação que, aliada a outras iniciativas, contribui muito para o processo de reinserção social dos privados de liberdade. Agradeço imensamente ao governador Cláudio Castro e, em especial, à primeira-dama, Analine Castro, por seu empenho pessoal para que conseguíssemos promover a recuperação total desse templo, e que agora está sendo entregue restaurado e dedicado à Santa Dulce dos Pobres, que desenvolveu um trabalho em vida tão bonito junto aos privados de liberdade - declarou.

Após passar anos fechada, a capela ficou degradada e teve que passar por uma grande reforma estrutural, que recuperou o seu telhado, as paredes e os salões internos. O altar central, todo em mármore, estava deteriorado e também foi reformado, polido e limpo para a missa de reinauguração, celebrada pelo arcebispo do Rio, cardeal Dom Orani Tempesta.

Uma das fiéis, Francisca Pontes de Moura, de 73 anos, ficou emocionada durante a missa. A aposentada fez a sua primeira eucaristia na mesma capela, aos sete anos de idade, e conta que hoje reviveu dias do passado.

- A capela está igualzinha como era. Naquela época, as freiras ficavam de um lado e as presas do outro. Eu era muito pequena e vinha com o meu pai e toda a família para participar das missas. Aqui eu fiz a minha primeira eucaristia. A reforma ficou linda e ela voltou ao que era. A capela tem muita espiritualidade e vai fazer um bem enorme pras presas daqui – disse dona Francisca.

Valor histórico

Construída em 1941, durante a Era Vargas, quando o Rio de Janeiro ainda era a capital do país, a Penitenciária Talavera Bruce, então chamada de Penitenciária Feminina da Capital Federal, foi o primeiro presídio dedicado exclusivamente à população carcerária feminina e permaneceu sob a administração da Congregação do Bom Pastor D’Angers desde a sua criação até 1955. A capela, por sua vez, foi erguida em 1942, por ordem do presidente Getúlio Vargas.

Foto: Ernesto Carriço