Pesquisar    
NOTÍCIAS
GOVERNO DO RIO REINAUGURA CRJ DE MANGUINHOS E ANUNCIA 22 MIL VAGAS PARA CURSOS DE QUALIFICAÇÃO
08 / 04 / 2024 .

 

EMOP-RJ EXECUTOU A OBRA

O Governo do Rio reinaugurou, nesta quinta-feira (04/04), o Centro de Referência da Juventude (CRJ) de Manguinhos, na Zona Norte do Rio. O equipamento vai disponibilizar mais de 22 mil vagas em cursos para a juventude do estado ao longo do ano. Além de Manguinhos, serão ofertadas oportunidades nos CRJs do Jacarezinho, na Zona Norte, de Vila Paciência, na Zona Oeste, e do Pavão-Pavãozinho-Cantagalo, na Zona Sul.

 -Queremos que esse centro funcione como referência para jovens da comunidade e toda região, um espaço para promoção da cidadania e do empreendedorismo. Nossos cursos são vocacionados, com um olhar atento para as demandas e tendências do mercado. Não tenho dúvidas de que aqui vamos descobrir grandes talentos e dar mais oportunidades para a juventude do Rio de Janeiro – afirma o governador Cláudio Castro.

 O CRJ de Manguinhos passou por melhorias para adequação aos cursos de qualificação profissional e atividades que serão oferecidos. Para a unidade, o Governo do Estado investiu por meio da Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop) cerca de R$ 1 milhão. Neste primeiro momento serão disponibilizadas 2 mil vagas no local em cursos como maquiagem, oficina de DJ, operador de áudio, informática, mídias sociais, edição de vídeo, drone, ballet, jiu-jitsu, entre outros, que vão começar gradativamente. Para conhecer os cursos de todos os CRJs e se inscrever, os interessados devem acessar o site inscricao.crjrj.com.br.

 -Estamos entregando para a comunidade um CRJ que conta com o melhor, desde a cadeira até o equipamento de podcast, o drone, a maquiagem. Essa é uma casa de oportunidades intergeracional. Muitas pessoas vão passar por aqui e terão as suas vidas transformadas – ressalta o secretário de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável, Alexandre Isquierdo, anunciou.

 Expectativa de um futuro melhor

 A reinauguração do CRJ de Manguinhos contou com a participação da comunidade. Muitas mães foram ao local com os filhos adolescentes em busca de oportunidade para matriculá-los em cursos. Foi o caso da manicure Ariane Domingos da Silva, de 42 anos, moradora de Manguinhos. Ela levou os filhos Bruno Domingos dos Santos, de 15, e Vitória Domingos dos Santos, de 18, para saberem mais sobre as vagas oferecidas. Os adolescentes e a mãe têm o sonho de abrir o próprio salão.

 -Eu já fiz curso de manicure e cabelo. Meu filho quer ser barbeiro e minha filha, trancista. Temos o sonho de montar nosso próprio salão. Essa será uma boa oportunidade. Além deles aprenderem uma profissão, vão poder nos ajudar com as despesas de casa – comemorou Ariane.

 A adolescente Vitória também estava empolgada com a chance de ser matriculada em um curso de trancista. Momentos depois da inauguração, ela conversou com a professora e recebeu os primeiros ensinamentos da técnica.

 -Estou feliz porque vou aprender uma profissão e vou poder trabalhar para ganhar dinheiro e ajudar com as despesas da minha família. Vai ser muito bom porque moramos perto do CRJ e eu posso ir para as aulas até caminhando – comentou Vitória.

Núcleo de Imprensa do Estado

Fotos: Rafael Campos