Pesquisar    
Quem Somos


Início

Fundada em maio de 1975 (decreto-lei nº 39, de 24/03/75nº 81, de 06/05/75), no Governo de Floriano Faria Lima, a EMOP-RJ foi criada com o propósito de transformar radicalmente a sistemática vigente no âmbito das construções de interesse público. As obras que até então eram executadas pelas Secretarias de Estado se tornaram responsabilidade da EMOP-RJ - que passou a exercer o papel de órgão centralizador, com o importante desafio de dar operacionalidade ao Programa Administrativo Estadual.

Naquela época a EMOP-RJ foi considerada o melhor exemplo de aplicação da "imaginação criadora", uma verdadeira prestadora de serviços encarregada de realizar projetos, construções e reformas dos bens públicos, além da executar obras de geotecnia.

Dedicação e Eficiência
A EMOP-RJ atuou intensamente em diversos setores da construção civil, desenvolvendo projetos para a promoção social da população, favorecendo a expansão e elevação do nosso sistema educacional, fortalecendo a infraestrutura de saúde e proporcionando a todas as camadas da população a prática de esportes e recreação. Em apenas três anos de existência a EMOP-RJ já apresentava resultados surpreendentes: 1.005 obras concluídas ou em andamento.

Primeiras Obras

Educação: construção de 147escolas rurais, situadas em locais de dificílimo acesso, em tempo recorde - apenas 1 ano.

Saúde:   construção do Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói, na época considerado o mais moderno fora da capital, e a conclusão do Hospital Pedro II, iniciado em 1967 e que até aquele período estava totalmente paralisado, ainda em estrutura.

Segurança: conclusão dos 12 andares da sede da Secretaria de Segurança Pública em um curto espaço de tempo e com excelente acabamento. Construção de prédios projetados especialmente com a função de delegacias policiais.

Governo: recuperação do Estádio Caio Martins, em Niterói, com ampliação das instalações administrativas e desportivas, e a reforma geral do Palácio Guanabara.

Administração: reforma e ampliação do hospital do IASERJ - o Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Rio de Janeiro - e a construção do Hospital do IASERJ em Niterói, o primeiro do instituto fora do município do Rio de Janeiro

Quatro décadas

Com mais de quatro décadas de trabalho e experiência, a EMOP-RJ construiu um conjunto de importantes obras no estado ao longo do tempo. Alguns exemplos: O Rio Imagem, no centro do Rio; o Hospital da Mulher, em São João de Meriti; as UPAs; a Cidade da Polícia; as Bibliotecas-Parque, entre outras. Também realizou reformas e ampliações em inúmeras escolas estaduais, e restaurações como a executada no Liceu Nilo Peçanha, em Niterói.