EMOP-RJ INICIA OBRA DE REFORMA DA FÁBRICA DE CONHECIMENTO EM PARACAMBI
24 / 01 / 2022 .

Intervenções incluem a implantação de um elevador panorâmico e a construção de uma escada externa com acesso a todos os andares

O Governo do Estado iniciou a reforma parcial, com modificações e acréscimo, no Polo Regional de Paracambi, prédio histórico também conhecido como Fábrica do Conhecimento. Tombado pelo INEPAC, o edifício será beneficiado com a implantação de um elevador panorâmico e a construção de uma escada externa com acesso a todos os andares. As intervenções estão sendo executadas pela Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP-RJ). O local abriga atualmente um centro de ensino a distância e semipresencial com mais de 2,5 mil alunos.   A previsão é de que a obra seja concluída em 180 dias e o valor total é de R$ 1.270.000,00.

Construído em 1870, onde funcionava a antiga fábrica de tecidos Companhia Brasil Industrial, a Fábrica do Conhecimento é símbolo histórico e cultural da cidade, marco da industrialização no país e do desenvolvimento econômico da região. Atualmente, uma parte do imóvel abriga o Polo Cederj Paracambi, administrado pelo Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), do Governo do Estado.

De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, o prédio da Fábrica do Conhecimento no Polo Paracambi é um símbolo da história da industrialização no Estado e no país.  "O governador Claudio Castro e o presidente da Assembleia, André Ceciliano nos deram como missão a reforma deste espaço precioso, guardado na memória afetiva e na história de gerações de famílias de trabalhadores e estudantes de toda aquela região, tanto no passado como no presente. É cartão postal de Paracambi, que enche de orgulho a Baixada e o Estado do Rio de Janeiro”, ressalta.

Segundo o diretor-presidente da EMOP-RJ, André Braga, a reforma no espaço está sendo executada de forma criteriosa, respeitando a história e a arquitetura do lugar. “Queremos cada vez mais consolidar o Polo e a cidade de Paracambi como disseminadores de conhecimento e desenvolvimento sustentável para os moradores da região. Vamos aumentar o número de salas de aula e criar condições de acessibilidade ao edifício, conforme nos solicitaram executar”, afirmou Braga.

Acessibilidade garantida e criação de novos laboratórios

Sem interferir na arquitetura do imóvel, o projeto de reforma na Fábrica do Conhecimento no Polo Regional de Paracambi, seguirá as normas de acessibilidade e preservação. O imóvel tem 2.413,69 m² de área construída.  No primeiro andar, o projeto prevê a criação de oito laboratórios, quatro salas de aula e uma de estudo, além de uma biblioteca e de uma área que será destinada à parte administrativa. No segundo andar, serão instaladas 12 salas de aula e oito tutoriais, uma sala de informática e um auditório com capacidade para 156 lugares.

Para a jornalista Isabela Cabral, 28 anos, natural de Paracambi, a Fábrica é o maior símbolo do município e desde que passou a abrigar várias instituições de ensino se tornou ainda mais importante para os moradores da cidade e redondezas. “Lá, no mesmo lugar onde minha avó trabalhou quando o espaço era uma fábrica têxtil, eu tive a oportunidade de fazer um ensino médio de qualidade em uma instituição pública, o IFRJ. Fico feliz em saber que esse prédio histórico está recebendo melhorias, ao mesmo tempo em que segue sendo preservado”, relatou a jornalista.

A Fábrica do Conhecimento completou 20 anos em 2021. Atualmente, o Cederj tem cerca de 2.537 alunos ativos matriculados na unidade. Para boa parte da comunidade, a unidade do Cederj é a única forma de acesso ao ensino superior em universidades públicas. Além dos que residem no município, a unidade atende os moradores das cidades vizinhas de Japeri, Queimados, Seropédica, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes e Vassouras.