GOVERNO DO ESTADO INICIA REFORMA DE 105 DP (PETRÓPOLIS) NESTE DOMINGO, 20/2
20 / 02 / 2022 .

Na manhã deste sábado (19), o secretário de Estado de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, ao lado do presidente da Empresa de Obras Públicas (Emop), André Braga,  realizou uma visita técnica na sede da 105 DP.

As fortes chuvas que caíram sobre Petrópolis deixaram um rastro de destruição em grande parte do município da Região Serrana. Além de centenas de residências, alguns prédios públicos da cidade também foram fortemente danificados. E na manhã deste sábado (19), o secretário de Estado de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, ao lado do presidente da Empresa de Obras Públicas (Emop), André Braga,  realizou uma visita técnica na sede da 105 DP. Com boa parte do prédio destruído, o Governo do Estado autorizou a reforma imediata da unidade policial. A delegacia que fica Av. Barão do Rio Branco, no bairro Retiro, receberá as intervenções já a partir deste domingo (20).

A unidade está fechada desde a noite de terça-feira quando foi atingida em cheio pelo temporal que afetou a cidade. A necessidade de uma reforma imediata passa pelo fortalecimento da segurança pública neste momento de dificuldade. Dentro da unidade as áreas mais danificadas foram o solo e paredes, além de grande parte do mobiliário ter sido destruído ou levado pelas chuvas.

Quem executará as obras de reforma da unidade é a Emop, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras. Engenheiros do Governo do Estado já preparam o local para receber as melhorias e as primeiras limpezas já iniciaram. De acordo com o secretário da Pasta, Max Lemos, a delegacia é muito importante para a região e a reforma se faz necessária para a garantia da segurança pública: “O que vimos na unidade é um cenário de guerra. Conversei com o governador e ele autorizou uma intervenção completa na unidade para que as pessoas tenham a quem recorrer quando precisarem da Polícia Civil. A delegacia mais próxima é em Itaipava e fica quase impossível os moradores daqui se deslocarem para lá nestas circunstâncias”, destacou.

Reforço na limpeza e desobstrução de vias

Mais 30 maquinários do Governo do Estado chegaram, neste sábado (19), ao município de Petrópolis para intensificar os serviços de limpeza, raspagem, retirada de entulhos, lixos, móveis, desentupimento de bueiros e lavagem das vias no Centro Histórico do município e na Rua Teresa. Desde a última terça-feira, o Governo do Estado montou uma grande força-tarefa que já retirou mais de 15 mil toneladas de resíduos e liberou mais da metade das vias que estavam obstruídas.

A operação já contava com mais de 200 equipamentos e a participação de 600 colaboradores que permanecem em diferentes pontos da cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, cerca de 20 vias fundamentais para a mobilidade urbana do município foram totalmente obstruídas após as chuvas e mais da metade já foram desobstruídas pela força-tarefa conjunta do Governo do Estado com a Prefeitura.

Além da região central da cidade, os maquinários seguem em operação  na Comunidade Vitória, Batailard, Curva do S, Castelândia, Provisória, Carangola, Valparaíso, parte da Estrada da Saudade, entre outras. Ainda há frentes de trabalho nas ruas 24 de Maio, Coronel Duarte Silveira, Vila Felipe Kling, Rodovia Washington Luiz, Avenida Getúlio Vargas e nos bairros Caxambu, Morin de Cima e Morin de Baixo.

Fotos: Seinfra