Pesquisar    
NOTÍCIAS
EMOP-RJ INICIA REFORMA DO IML DO RIO
03 / 05 / 2022 .

A Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP-RJ) iniciou na segunda-feira, 02 de maio, uma ampla reforma no Instituto Médico Legal Afrânio Peixoto (IMLAP) do Rio.  O termo de autorização para o início das obras foi assinado pelo diretor-presidente da EMOP-RJ, André Braga, e o secretário de Polícia Civil, Fernando Albuquerque. O prédio de quatro pavimentos na Avenida Francisco Bicalho, no centro, vai receber uma série de obras estruturais, inclusive de modernização de seu layout atendendo às normas do Ministério da Saúde e Anvisa. A previsão é que os serviços sejam executados no prazo de um ano. Serão investidos cerca de R$ 6,3 milhões na melhoria.

Construído em 2008, o prédio foi vistoriado pela EMOP-RJ que elaborou o projeto e orçamento de acordo com as demandas da Secretaria de Estado da Polícia Civil (SEPOL) e do Ministério Público Estadual (MPERJ). Estão programados os seguintes serviços: recuperação total do telhado com impermeabilização das calhas; climatização dos ambientes; reforma das salas da necropsia e de corpo de delito; recuperação das instalações elétricas e hidrossanitárias; instalação de reservatórios de água; recuperação da escada metálica; substituição de esquadrias e portas. No anexo do IML também serão feitas obras de reforço estrutural.

Segundo o diretor-presidente da EMOP-RJ, André Braga, a realização da obra do Instituto Médico Legal era um problema que se arrastava há alguns anos e que foi solucionado na gestão do governador Cláudio Castro. “Estamos tendo a possibilidade de reformar o IML devido a uma integração eficiente entre os órgãos envolvidos. A obra é  extremamente importante para a capital e todo o Estado do Rio de Janeiro. O IML atende a todas essas demandas e é um equipamento importante da polícia científica. Para a EMOP-RJ, a importância técnica em realizar as melhorias, neste espaço, comprova a nossa capacidade de solucionar e reverter problemas como os que aqui se apresentam. A EMOP-RJ faz engenharia social para melhor atender ao funcionalismo público e ao povo do Rio de Janeiro”, destacou o presidente.

O secretário de Polícia Civil, Fernando Albuquerque, ressaltou a importância do IML no atendimento à população. “Aqui temos um serviço de utilidade pública, produção de provas nos processos criminais. A obra vai permitir que o servidor que aqui atua tenha qualidade e condições melhores de trabalho. Valoriza muito o servidor e, principalmente, a nossa população que tem um serviço de qualidade cada vez maior à sua disposição”, afirmou o secretário.

Durante a execução da obra, o IML continuará funcionando. Atualmente o órgão registra uma média de 200 a 300 atendimentos por dia, sendo a maior parte para exames em pessoas com registros de lesão corporal por algum tipo de violência.  

Além do IML no Centro, a EMOP-RJ executa melhorias em 25 delegacias em todo o estado, estando em fase de conclusão a obra de reforma do Posto Regional de Polícia Técnico-Científica (PRPTC) de Araruama. Também estão programadas obras nos PRPTCs de Cabo Frio, Macaé e Teresópolis.

Fotos: Flavia Rosella