Pesquisar    
NOTÍCIAS
OUTUBRO ROSA
06 / 10 / 2022 .

Mês de prevenção ao câncer de mama

No mês de outubro é realizada em todo o mundo a campanha do Outubro Rosa, mês de conscientização da prevenção do câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a detecção precoce pode curar a doença e reduzir a taxa de mortalidade. Dados registram que em 2021 a estimativa era de 66.280 novos casos no Brasil. É também o câncer que mais atinge as mulheres e tem o maior número de mortes nas regiões Sul e Sudeste.

Segundo o Inca, os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

O Inca é órgão do Ministério da Saúde e tem como competência participar da formulação da política nacional de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. As informações sobre o Outubro Rosa estão disponibilizadas no endereço  https://www.inca.gov.br/assuntos/outubro-rosa