Pesquisar    
NOTÍCIAS
REFORMADA, ACADEPOL VAI RECEBER MAIS DE 1,7 MIL CANDIDATOS A CARGOS NA POLÍCIA CIVIL RJ
15 / 06 / 2023 .

 

Salas de aula, laboratórios de informática, refeitório e pátio externo receberam os ajustes necessários para atender os futuros profissionais – As obras foram feitas pela EMOP-RJ

 

Os 1.741 candidatos dos concursos da Polícia Civil convocados pelo governador Cláudio Castro poderão assistir às aulas do curso de formação profissional em uma Academia de Polícia (Acadepol) completamente reformada. O Governo do Estado, por meio da Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro (Emop-RJ), executou uma reforma geral na instituição centenária, que fica localizada na Rua Frei Caneca, 162 (Centro), e foi fundada há 111 anos.

 

A partir de agora, a Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra conta com dependências totalmente reformadas, como salas de aula, laboratórios de informática, refeitório e pátio externo. A reestruturação contemplou um novo madeiramento e recuperação dos telhados, com a instalação de forro de vedação; substituição do revestimento do piso e de portas; revisão das instalações elétricas, com a colocação de novas tomadas; e ampliação da quantidade de pontos de luz, com a instalação de novas luminárias.

 

- Reformamos a Academia de Polícia para os futuros policiais civis terem uma formação de alto nível. Enfrentamos o desafio da segurança pública com inteligência e investimentos recordes em infraestrutura e equipamentos adequados às necessidades do nosso estado. A população fluminense merece uma polícia altamente qualificada - afirmou o governador Cláudio Castro.

 

Os investimentos do governo no centro de treinamento somam mais de  R$ 1,3 milhão. As primeiras turmas serão compostas por 901 alunos, que terão aulas em período integral. Os demais 840 ingressarão na Acadepol na sequência. O secretário estadual de Polícia Civil, delegado Fernando Albuquerque orgulhoso, destacou a importância de fortalecer o treinamento dos candidatos.

 

- Mais do que o investimento em um espaço físico, trata-se de uma valorização da tradicional academia de ensino policial e da segurança pública em prol da população fluminense. Além de ser o local onde se formam policiais civis, a Acadepol realiza capacitações para os nossos servidores, por meio de cursos de aperfeiçoamento e especialização - disse.

 

Reformas também nos batalhões da Polícia Militar

 

O Governo do Estado também está promovendo uma revitalização sem precedentes em unidades da Secretaria de Estado da Polícia Militar do Rio de Janeiro,  com recursos do Pacto-RJ, maior programa de investimentos do Rio. Ao todo já foram investidos mais de R$ 26,9 milhões nas reformas concluídas.

 

Desde o início do plano de recuperação de batalhões da PM pela Emop, 26 quartéis, companhias e Destacamentos de Policiamento Ostensivo (DPOs) já passaram por reformas. As unidades ficam em Itaperuna, Barra de São João, São Fidélis, Campos dos Goytacazes, Macaé, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Petrópolis, Paraíba do Sul,São Francisco de Itabapoana, Itaboraí, Maricá, além da capital (nos bairros Campo Grande, Jacarepaguá, Colégio, Ramos, Leblon, São Cristóvão, Cidade Nova e Santa Cruz).

 

- As melhorias refletem na qualidade de vida do policial, no atendimento à população e também na valorização de prédios que integram o patrimônio estadual. São bens públicos que estavam se deteriorando. Ao priorizar a recuperação destes equipamentos, o Governo do Estado dá exemplo de políticas que valorizam o servidor, a população e o patrimônio público - ressaltou o presidente da Emop-RJ, André Braga.

 

Fotos: Flávia Rosella (Ascom)