Pesquisar    
NOTÍCIAS
ANDRÉ BRAGA – EMOP-RJ: 48 ANOS DE OBRAS E GERAÇÃO DE EMPREGO PARA A POPULAÇÃO
16 / 06 / 2023 .

 

O Rio está entre os três estados do país que mais criou postos de trabalho. Foram mais de 178 mil vagas nos últimos 12 meses. E a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop-RJ) tem contribuído para esses índices. Mais do que realizar intervenções, a instituição gera emprego e renda para a população em suas 244 frentes de obras. Hoje, são mais de 2,3 mil trabalhadores contratados, atuando na manutenção, reformas e construções de prédios públicos em todo o estado. Motivos de sobra para comemorar os 48 anos, no último dia 10, da empresa que é vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Cidades.

São pintores, eletricistas, mestres de obras, pedreiros e assistentes que trabalham para melhorar a vida da população por meio da revitalização de escolas, delegacias, batalhões da PM, complexos esportivos, conjuntos habitacionais, centros culturais, Restaurantes do Povo, entre outros equipamentos estaduais. Atualmente, estão em andamento ações nas áreas de Educação, Cultura, Segurança, Esportes, Habitação e Desenvolvimento Social, em 78 municípios, representando 87% do território fluminense. A Emop-RJ recupera o patrimônio público, e, ao mesmo tempo melhora as condições de trabalho para o servidor estadual.

Um marco significativo de inclusão social e de combate ao desemprego realizado pela Emop-RJ foi a publicação da portaria que orienta a reserva de, no mínimo, 5% das vagas para mulheres nas frentes de obras. Desde outubro de 2021, a cláusula faz parte de todos os novos contratos da empresa. Uma iniciativa pioneira, que valoriza as mulheres, consideradas chefes de famílias na maior parte dos lares brasileiros. Segundo pesquisa do Datafolha, a cada dez mulheres, sete têm filhos. Mais da metade (55%) é mãe solo no Brasil. Por isso, resolvemos dar o exemplo e fomentar a inclusão das mulheres na construção civil, onde a mão de obra é, na maioria, masculina.

Outra iniciativa importante é priorizar a contratação da mão de obra local. A medida impulsiona o desenvolvimento econômico e sustentável nas regiões. Com o emprego, os cidadãos fluminenses aumentam o seu poder de compra, refletindo na economia e na qualidade de vida.

O setor da construção é uma das áreas que mais empregam e contribuem para a diminuição da taxa de desempregos. Com quase cinco décadas de história e atuando como referência nacional na área da engenharia civil, temos assumido o compromisso de gerar emprego e renda, sustentabilidade, crescimento socioeconômico e qualidade de vida para a população fluminense.

Artigo publicado no jornal O Dia (16.06.2023)