GOVERNO DO ESTADO DO RIO INICIA 2ª FASE DE OBRAS NO COMPLEXO ESPORTIVO CAIO MARTINS
31 / 07 / 2023 .

Revitalização do complexo cria novas instalações e possibilita retomada de atividades esportivas para mais de 600 alunos - EMOP-RJ realiza a reforma

O Complexo Esportivo Caio Martins, em Niterói, está passando por um processo de revitalização que proporciona melhorias e disponibiliza novas instalações para os amantes de esportes. Após encerrar a primeira fase de intervenções, com um investimento de cerca de R$ 2 milhões, o Governo do Estado iniciou neste mês de julho, a 2ª fase de obras no local.

A reforma, realizada pela Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop), tem como objetivo oferecer uma melhor experiência esportiva e cultural para a população. Entre as melhorias previstas nesta segunda etapa estão a construção de uma calçada ao redor do Caio Martins para proporcionar mais acessibilidade e nova pintura para o telhado.

Uma das grandes novidades será a ampliação da arquibancada, além da reforma do ginásio. Será construída uma piscina extra, ideal para a prática de atividades inclusivas para idosos e crianças. Os apaixonados por futebol também terão motivos para comemorar: três quadras serão completamente reformadas, da reconstrução à pintura.

- O Caio Martins é um patrimônio de Niterói. A retomada das atividades proporciona mais interação e opções de lazer para a população, e também melhora na qualidade de vida. A reestruturação do complexo atende às demandas da população que frequenta o espaço - ressaltou o governador Cláudio Castro.

Grupo de Trabalho monta cronograma para o segundo semestre

O Grupo de Trabalho criado em março pelo governador Cláudio Castro para decidir o futuro do Caio Martins já fechou o cronograma de ações para o segundo semestre. Composto por representantes do Governo do Estado, Assembleia Legislativa (Alerj), Prefeitura e Câmara Municipal de Niterói, o grupo também prevê consultas públicas à população, para decidir o melhor uso do equipamento esportivo.

- O Governo do Estado trabalha na construção de um hotsite para receber as propostas da população. Por orientação do governador Cláudio Castro, estamos trabalhando de forma integrada. Após a primeira fase das obras, conseguimos retomar as atividades esportivas para melhor atender os moradores da região, que contam muito com o equipamento em suas rotinas - disse o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.

A infraestrutura e a segurança também serão aprimoradas. Novos refletores serão instalados no ginásio e na piscina, garantindo uma iluminação adequada para treinos e eventos noturnos.

Retorno das atividades

Com o término da primeira etapa de obras no mês de março, após obras de readequação e revitalização de espaços internos como vestiários, banheiros e áreas comuns, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer retomou a rotina de atividades gratuitas no local. Já são mais de 600 pessoas atendidas em diferentes modalidades, como natação, yoga, zumba, tai chi chuan e alongamento.

É o caso da dona de casa Ana Paula Lovatti, de 49 anos, que pratica hidroginástica e zumba. Ela viu no retorno das aulas a motivação para voltar a cuidar da saúde.

- Desde 2017 eu participo das atividades aqui no Caio, e senti falta delas durante as obras. Estar aqui novamente de frente com os professores me deixa muito feliz, é muito melhor do que fazer as aulas on-line. Pude retomar meus cuidados com a saúde e hoje me sinto completa. Espero que o complexo continue melhorando e receba, além de novas atividades, mais shows e feirinhas - comemorou.

Fotos: Luís Alvarenga