Pesquisar    
NOTÍCIAS
MINISTRO DO STJ, PRESIDENTE DA EMOP-RJ E DO TJRJ VISITAM OBRA PARA ATENDIMENTO À POPULAÇÃO DE RUA
26 / 10 / 2023 .

 

EMOP-RJ é responsável pela execução da reforma

O presidente da EMOP-RJ, André Braga, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luís Felipe Salomão, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), Ricardo Cardozo, o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, e a presidente da Fundação Leão XIII, Luciana Calaça,  visitaram nesta quinta-feira (26/10) as obras que estão sendo executadas no prédio que será o primeiro centro no país de  atendimento integrado à pessoa em situações de rua. A reforma está sendo feita pela EMOP-RJ. O equipamento fica ao lado da Estação Central e do Restaurante do Povo, no Centro do Rio.

O ministro Salomão disse que ficou encantado com a obra, as instalações e o projeto.  De acordo com o corregedor do CNJ, o Tribunal de Justiça será uma âncora na prestação do serviço à população mais necessitada e vulnerável.

“É o Poder Judiciário presente, prestando um serviço a esta população excluída, que ninguém vê e é invisível. A iniciativa vai ao encontro de resoluções do CNJ, de programas e de políticas públicas que o Judiciário desenvolve. Um passo marcante para resgatar a cidadania para a população de rua”, declarou o ministro.

Segundo o presidente do Conselho Nacional de Justiça, o futuro Centro de Atendimento é o primeiro no Brasil com ações permanentes, ancorado pelo TJ do Rio de Janeiro. “A prática poderá ser compartilhada com outros estados”, declarou.

O Presidente do TJ do Rio de Janeiro, Ricardo Cardozo informou que pretende inaugurar o espaço no próximo dia 08 de dezembro. De acordo com o desembargador, um Tribunal não pode só pensar em julgar,  o órgão tem uma responsabilidade maior e social.” É uma ideia que eu abracei junto com outras instituições do Estado. Sozinho ninguém faz nada. É um projeto piloto e pioneiro”, afirmou Cardoso.

Fotos : Ascom